top of page

GPCEB - quem somos?

A existência do grupo de pesquisa associa-se ao conjunto de esforços empreendidos para a promoção de um alcance maior nas questões que objetivam a melhoria da qualidade da educação pública e o desenvolvimento sociocultural no Maranhão. As razões que materializam a relevância de suas ações têm relação direta com a possibilidade de ampliação do debate acadêmico-científico em torno de uma área da educação escolar promotora da formação humana. Além disto, os estudos e as pesquisas realizadas contribuem para qualificação do processo de implementação de práticas curriculares, no campo da Educação Básica, da Educação Superior e respectivos sistemas de ensino públicos.

De modo mais específico, o Grupo de Pesquisa em Currículo da Educação Básica (GPCEB) nasce da necessidade urgente de aprofundar à questão do Currículo, a partir do momento em que este campo de conhecimento passa a compor a organização pedagógica curricular do Programa de Pós Graduação - Mestrado Profissional em Gestão do Ensino da Educação Básica.

Além deste aspecto, as discussões no grupo nos fez perceber que professores (as) que atuam na rede pública de ensino de São Luís do Maranhão, embora no exercício da docência, em parte, desconhecem a importância de discutir o currículo para fortalecer e orientar a prática pedagógica cotidiana.

Neste sentido, configura o objeto de estudo, deste grupo, a análise da gestão do currículo na Educação Básica envolvendo as redes oficiais de Ensino de São Luís - MA e da região metropolitana, explicitando as implicações de políticas e práticas curriculares na gestão do ensino da educação pública.

Por esta razão, o grupo promove leituras, estudos, pesquisas e ações em contextos escolares que implementam/desenvolvem o Currículo da Educação Básica. Isto porque, se pressupõe que os caminhos tecidos e traçados pelo Currículo da Educação Básica tomam dimensões que exigem do (a) professor (a) uma tomada de decisões em termos de apropriação do conhecimento curricular, como forma e sentido de uma prática profissional de qualidade sociocultural.

Para atender a finalidade acima descrita, o grupo aborda a linha Currículo e Docência na Educação Básica pressupondo a articulação entre os elementos do currículo - o que ensinar, para que ensinar, como ensinar, como e quando avaliar - com a cultura acumulada histórica e socialmente pela humanidade, especificamente, aquela que se volta para a discussão das necessidades de aprendizagem da criança, adolescente, jovem, adultos e idosos brasileiros, bem como, a que considera as características fundamentais do projeto de sociedade de cada região brasileira.

A partir da linha descrita acima o grupo se organiza em vários estudos e pesquisas que possam contribuir para o Currículo da Educação Básica, em nível de Maranhão. Após um pouco mais de um ano de existência, o evento se situa na perspectiva em que se propõe.

No que concerne ao fundamento teórico-metodológico, O GPCEB toma como fundamento norteador, estudos de pesquisadores nacionais e internacionais que discutem/investigam o Currículo em contextos educacionais, bem como, as políticas curriculares nacionais, estaduais e municipais. O Grupo se empenha em manter as discussões atualizadas em consonância com a rede municipal e estadual de ensino, haja vista ser, a maioria dos participantes, professores e/ou alunos, oriundos de escolas públicas e comunitárias de São Luís e região metropolitana, do estado do Maranhão. Como tal, convivem com as marcas de uma educação que há décadas se mantém no limite e/ou abaixo do exigido, se comparada com outros países da América Latina e mesmo em relação a outros estados da federação com maior potencial econômico. Essa realidade pode ser comprovada por pesquisas que vêm apontando o déficit de qualidade educacional brasileira que se traduz em lacunas pedagógicas e curriculares.

A partir da problemática exposta foi eleita como questão central para o grupo de estudo a seguinte: De que modo à gestão do currículo da Educação Básica das redes oficiais de Ensino de São Luis e da região metropolitana está organizada e que implicações as políticas e práticas concernentes a essa gestão, podem trazer para a gestão do ensino em escolas públicas e comunitárias envolvidas no processo educativo dessas redes? Para buscar respostas para essa indagação optamos por abrir um debate, para além do grupo, para discutir esse currículo e indicar proposições que contribuam para reconfigurar as práticas e as políticas existentes e que incidem na gestão do processo educativo em questão.

bottom of page